Coordenador : Carla Baiense Felix
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388483.2199.161724.17022023
Departamento/Setor: GCO
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Comunidade interna de alunos, professores e servidores da UFF, e comunidade externa, com foco especial na comunidade do entorno do IACS (Instituto de Arte e Comunicação) e campus do Gragoatá. Dadas as características do veículo, no entanto, é possível que alcance outros públicos secundários, o que não nos permite uma previsão exata do seu alcance.
Local de atuação: O produto O Casarão será viabilizado no Laboratório de Informática do Instituto de Arte e Comunicação e outras salas para reunião, discussão de pauta, etc.
Objetivo
a) Estruturar um ambiente de produção que, aproximando-se de uma redação, proporcione aos alunos a vivência de todas as etapas de produção, da pauta ao fechamento. b) A partir das diferentes etapas de produção - reunião de pauta, apuração, edição, diagramação, revisão, impressão - fomentar uma reflexão crítica a respeito da influência do processo no resultado final e as possibilidades de intervir na qualidade do trabalho. c) Produzir um jornal digital bimestral, com pautas de interesse da comunidade acadêmica e texto aprofundando. d) Utilizar o potencial das redes sociais, dentro da estratégia de divulgação e interação do jornal com seus leitores, e experimentar suas possibilidades como suporte para narrativas transmidiáticas. e) Produzir artigos científicos e pesquisas relacionadas às atividades desenvolvidas neste projeto de extensão.
Resumo
Criado em maio de 2013, o projeto O Casarão - Laboratório de Produção e Análise Crítica da Mídia impressa e digital, é uma iniciativa aberta à comunidade universitária e tem como objetivo discutir as tendências do setor e viabilizar a publicação de produtos noticiosos em diferentes plataformas. Nos primeiros seis anos de existência, o projeto publicou um veículo impresso, de oito páginas, em formato A3, produzido com a participação de alunos e docentes dos cursos de jornalismo e publicidade do IACS, além de um site com material desenvolvido em linguagem hipermidiática. Com a digitalização da produção jornalística, acelerada pelo prolongado período de isolamento social, o veículo impresso foi suspenso. A proposta, portanto, é a de retomar as atividades de produção do veículo em sua versão digital, explorando, ainda, as possibilidades das redes sociais. A partir das etapas de produção do veículo - pauta, apuração, redação, edição, incluindo a diagramação, e distribuição - são discutidas questões fundamentais para o jornalismo, nos campos da linguagem, da estética e da ética, proporcionando aos alunos não apenas a oportunidade de vivenciar a rotina de uma redação, mas também a possibilidade de discutir, numa visão crítica, os produtos e processos da mídia contemporânea.